Saúde

25/03/2019 / 8 meses ½ atrás

Emagrecer x Perder Peso - Você sabe a diferença?

Emagrecer x Perder Peso - Você sabe a diferença?

 

Há sempre uma expectativa em cima da balança. Mas você sabia que emagrecer e perder peso são coisas distintas? Se você só soube dessa informação agora e ainda não está entendendo muito bem continue lendo nosso texto para entender como estar linda e magra de forma saudável.

Quem faz dietas por conta própria e não une isto com nenhum exercício físico os resultados na balança serão altamente notados. Porém o corpo começa a perder massa magra, e toda aquela gordura vai continuar ali, por isso que muitas vezes você pode perder peso, mas aquela barriguinha indesejada continua. Além disso, a perda de massa magra faz com que o metabolismo fique mais lento, tornando a manutenção do emagrecimento muito mais difícil fazendo com que qualquer deslize todos aqueles quilos que forem perdidos voltem de forma ainda mais rápida.

Mas às vezes você sobe na balança e seu peso não mudou nada ou está até mesmo maior do que era antes, mas você consegue notar diferenças no seu corpo e percebe que as roupas estão ficam cada vez mais largas. Você já parou para pensar por que isso acontece? Vamos te contar o porquê disso agora mesmo:

emagrecer-ou-perder-peso_0.jpg

Quando uma pessoa começa a mudar seus hábitos alimentares, faz uma dieta com acompanhamento de nutricionista e juntamente a isso começa com a prática de exercícios físicos o corpo além de eliminar gordura também começa a ganhar mais massa magra. Por isso muitas vezes você sente a diferença, mas esse resultado não é refletido na balança.

Quando isso acontecer não fica decepcionado, pense que seus hábitos estão muito mais saudáveis e todo aquele peso que antes era ocupado por gordura agora do lugar a músculos e, além disso, os músculos consomem calorias todo o tempo, inclusive quando estamos dormindo, ótima notícia não é mesmo?

gorduraxmusculo-1.jpg

Você tem que entender que o músculo e a gordura têm o mesmo peso, o que vai diferenciá-los é o volume que ocupam. A gordura ocupa um volume muito maior além de fazer mal ao corpo. Já o músculo ocupa um volume menor e é ele o responsável por sua toda a sustentação de seu corpo e força. Como o músculo ocupa menos espaço do que a gordura a pessoa se torna menor, porém seu peso se mantém por que o músculo também pesa.

Para explicar melhor a diferença entre esses dois casos e para que não existam duvidas veja um exemplo de como seria essa situação no dia a dia:

43817618_691435344570771_8817331971519478122_n.jpg

Imagine a seguinte situação: Duas mulheres  querem emagrecer. A primeira  começa fazer uma dieta da lua que encontrou na internet, também faz jejum intermitente sem orientação.  A segunda  decidiu procurar um nutricionista que calculou as necessidades nutricionais e adequou sua alimentação, além disso, ela começou fazer atividade física com ajuda profissional.

Depois de 1 mês , a primeira perdeu 6 kg e a segunda 3 kg. Quem emagreceu mais? Foi à segunda: eliminou 3 kg de gordura e manteve sua massa muscular, perdendo medidas. A primeira mulher perdeu 6 kg, mas não perdeu gordura, apenas massa magra. No final, ela ficou percentualmente mais gorda do que ela estava, mesmo perdendo mais peso na balança. Como consequência seu metabolismo ficou mais lento  e ela terá mais dificuldade em manter esse peso.

Entendeu a diferença? Não se deixe enganar pela balança! Emagreça do jeito certo! Procure um nutricionista! 

 

 

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 1 + 0?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)