Saúde

25/03/2019 / 8 meses ½ atrás

Alimentação e hidratação: cuidados redobrados durante o verão.

Alimentação e hidratação: cuidados redobrados durante o verão.

 

Por conta das altas temperaturas, os dias mais longos, viagens... A rotina fica uma loucura durante as férias, e por isso seguir uma alimentação saudável e equilibrada é importante o ano todo, mas no verão sua atenção deve ser redobrada quando este é o assunto. Afinal o que queremos é curtir sem preocupações e mantendo a saúde em dia. Então se liga nessas dicas:

Hidratação

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  • Água

O grande desafio do organismo no verão é manter a temperatura do corpo em torno de 36ºC e a transpiração é um dos mecanismos de resfriamento que o corpo tem para nos manter entrono desta temperatura. Com o calor é evidente que a transpiração durante o dia é ainda maior por isso os riscos de desidratação são ainda maiores. Por isso é super importante beber bastante liquido, principalmente água. Não espere os sinais de sede e aquela sensação de que o corpo está necessitando de água, hidrate se frequentemente.

  • Água de coco

Para quem pratica atividade física, o cuidado é redobrado. Durante a prática esportiva eliminamos bastante água e eletrólitos (sódio, cloro, potássio) através da respiração e transpiração. A água de coco é um excelente repositor de eletrólitos e evita o aquecimento corporal e a desidratação, aumentando o desempenho esportivo, e evitando a fadiga, cãibras, dor de cabeça, tontura e fraqueza.

Alimentação

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Outra forma de manter a hidratação ingerir alimentos nutritivos, ricos em água e de fácil digestão. É importante consumir alimentos que não irão desviar muita energia para o processo de digestão. Alimentos com alta densidade calórica como frituras e preparações gordurosas, que são mais difíceis de serem digeridos, podem causar desconforto e mal-estar. Opte por alimentos frescos e naturais e evite os industrializados.

  • Frutas

As frutas apresentam uma grande quantidade de componentes que beneficiam diretamente a saúde, como vitaminasminerais. Apresentam função antioxidante e estão relacionados com o aumento da resposta do nosso sistema imunológico e prevenção contra doenças cardiovasculares e câncer. Em virtude da grande quantidade de benefícios atribuídos às frutas, recomenda-se que uma pessoa faça a ingestão de 5 a 9 porções de frutas por dia. 

  • Hortaliças

Os vegetais e legumes são essenciais para a saúde. Eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras, alcalinizam e fortalecem o sangue e facilita a digestão. As hortaliças têm muitos antioxidantes, ajudando a eliminar todas as toxinas do organismo. Além disso, são ricas em água e tem propriedades anticancerígenas, também possuem altas quantidades de Vitamina A, minerais (ferro e cálcio) e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras, consideradas ideais.

Agora você já sabe como passar as férias com muita saúde e sem deixar a hidratação de lado. Siga nossas dicas e aproveite os melhores momentos com a família e amigos!

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